TRATAMENTO

Lipoabdominoplastia: A Cirurgia do Momento

A lipoabdominoplastia  (cirurgia plástica de abdômen associada à lipoaspiração) está indicada em pacientes com excesso cutâneo (de pele) e de gordura. 

As indicações principais são alterações excessivas de peso ou gestações.

A gravidez pode ocasionar , na região abdominal, situações como pele flácida , marcas de estrias e separação dos músculos reto-abdominais e o abdômen em avental (excesso de pele abaixo da cicatriz umbilical).

A lipoaspiração serve para melhorar o resultado atingido, já que é realizada em toda a região abdominal anterior.

A lipoabdominoplastia é uma cirurgia muito realizada mas que, apesar de sua aparente simplicidade, requer amplo conhecimento, habilitação e destreza cirúrgicas, além de muita concentração em todas as etapas de execução.

Tipo de Anestesia

Geralmente, realiza-se a anestesia raquidiana ou peridural associada à sedação. O anestesista encontra-se presente durante todo o procedimento cirúrgico.

Tempo de Internação

O paciente permanece de 24 h internado. Durante este período, recebe medicações analgésicas endovenosas e realiza-se a profilaxia para trombose venosa profunda. Com todos estes cuidados, as complicações pós-operatórias são extremamente raras.

Retira-se o excesso cutâneo (de pele) localizado abaixo da cicatriz umbilical.

Os músculos retos-abdominais flácidos e separados são suturados com pontos internos permanentes, formando uma espécie de cinta interna, deixando o paciente com uma cintura mais fina e silhueta mais esguia. O umbigo do paciente é reinserido e remodelado. Não se refaz a cicatriz umbilical; apenas se remodela a existente.

Juntamente, associa-se a lipoaspiração na região abdominal anterior.

 

Pós-Operatório

O paciente é orientado a utilizar uma cinta especial pós-cirúrgica e a realizar drenagem linfática alguns dias após o procedimento, para diminuir o edema (inchaço) do pós-operatório.

A dor apresentada é leve e é completamente controlada com analgésicos comuns. O edema e a equimose costumam regredir já com 2 semanas de cirurgia.

Complicações pós-operatórias são raríssimas, quando se realiza todos os cuidados pré, intra e pós-operatórios.

A recuperação do paciente é rápida e, dependendo das atividades diárias, já se pode retornar ao trabalho com 15 dias de pós operatório, desde que não se realize esforços excessivos.

Perguntas frequentes



1. Após a lipoabdominoplastia, pode-se engravidar?
A lipoabdominoplastia não impede futuras gestações, já que não se atingem estruturas internas abdominais, como tubas uterinas e útero, apenas, ao engravidar, a paciente irá prejudicar o resultado pós-operatório final atingido.

2. Aonde se localizam as cicatrizes?
A cicatriz abdominal localiza-se o mais baixo possível, mas depende da quantidade de flacidez existente no pré-operatório.Existe também a cicatriz ao redor do umbigo,mas que costuma ser de excelente qualidade.

VEJA TAMBÉM

Curta nossa página no Facebook

Copyright © 2013 - 2017 - Clínica Sotelo - Todos os direitos reservados.